Center Norte S.A. Empreendimentos – Fixação de tesouras metálicas

Histórico

O Expo Center Norte é um centro de convenções localizado na Vila Guilherme em São Paulo, dedicado à realização de eventos como feiras, exposições, shows, palestras e outros.

Os espaços mais utilizados dentro do complexo, são os pavilhões de exposições que tem uma área aproximada de 100 mil m² e recebem anualmente dezenas de feiras que movimentam diversos setores da economia brasileira.

Aplicação

Na área dos pavilhões, próximo ao teto, estão sendo instaladas diversas estruturas metálicas formadas por perfis metálicos soldados entre si com alta resistência. O objetivo dessas novas instalações é permitir durante a realização de eventos, a fixação de tirantes feitos com cabos de aço para suspensão das estruturas dos stands eliminando a necessidade da montagem de pilares, o que facilita o acesso e melhora o seu aspecto visual.

Outra finalidade dessas estruturas é possibilitar a colocação de banners suspensos de propaganda e informações, pois dessa forma, eles ganham uma visibilidade muito maior.

Essas estruturas que medem entre 20 e 30 metros de comprimento, são fixadas nos pilares de concreto pré-moldado que formam a estrutura dos pavilhões.

A empresa responsável, utilizou o chumbador químico WQI 44 Plus da Walsywa, uma resina à base de vinilester de cura rápida e alta resistência.

A característica de alta resistência é extremamente importante nesta aplicação, em função do grande peso das estruturas e por ser um local com grande movimentação de pessoas.

Outra vantagem é a cura rápida do produto, já que a instalação toda terá dezenas de pontos de aplicação na fixação dos prisioneiros roscados que fixam as estruturas e como estas são posicionadas muitas vezes com o uso de guindastes, a rapidez da montagem é um fator importante.

O chumbador WQI 44 Plus conta também com certificado europeu ETA (European Technical Assessment), que é um relatório de alta confiabilidade que avalia a performance do produto aplicado sob condições diversas como em concretos de variadas resistências seja este normal ou fissurado, em furo seco, úmido ou submerso, com variação de temperatura entre outros.

O uso de um produto com certificado ETA, é garantia de segurança para um trabalho de alta responsabilidade como este.

Há também a certificação de resistência ao fogo F 120 e F 180 e certificação índice A de emissão de VOC.

Além de todas essas vantagens, vale destacar ainda que o WQI 44 Plus e é habilitado para fixação de barras roscada e vergalhões, em furos secos, úmidos ou com presença de água.

Fixação do sistema de cobertura dos camarotes da Arena do Clube Atlético Mineiro

Histórico

Construída no Bairro Califórnia em Belo Horizonte num terreno de 128 mil m², a Arena Vencer será o novo estádio do Clube Atlético Mineiro com capacidade para 46 mil torcedores e contará também com 112 camarotes, 42 bares e lanchonetes, cerca de 2.300 vagas de estacionamento além de sete cozinhas.

As obras estão a cargo da Racional Engenharia e tiveram início em abril de 2020 com previsão de entrega no primeiro semestre de 2023

Aplicação

O setor de camarotes ficará localizado na parte central das arquibancadas e assim, a fim de garantir maior conforto de seus ocupantes, o projeto do estádio prevê a instalação de uma cobertura de vidro resistente ao longo de todo o perímetro do setor.

As placas de vidro serão suportadas por estruturas metálicas e estas serão fixadas na estrutura de concreto do estádio com barras roscadas e chumbador químico.

A Instalação das coberturas está sendo realizada pela empresa Alfa Alumínio que está utilizando o chumbador químico WQI 44 Plus Walsywa.

O WQI 44 Plus é um chumbador químico à base de vinilester de cura rápida e alta resistência que não cria tensões no concreto na aplicação e é o mais indicado para instalações como esta que estarão sujeitas à vibrações.

O produto é fornecido em bisnaga de injeção bi componente que facilita trabalhos de instalação como neste caso onde são realizados milhares de furos em local de difícil acesso.

Essas características da resina, vem de encontro à necessidade desta aplicação em relação ao um produto que seja resistente, confiável e prático de usar.

Além dessas características, o WQI 44 Plus possui certificado ETA, F 120 e F180 de resistência ao fogo e certificação índice A de emissão de VOC.

A escolha de um produto com certificado ETA, é garantia de segurança para obra complexa como esta.

Além de todas essas vantagens, vale destacar ainda que o WQI 44 Plus e é habilitado para fixação de barras roscada e vergalhões, em furos secos, úmidos ou com presença de água.

Construtora Gafisa – Instalação de pias em banheiros, cozinhas e áreas de serviço

Histórico

O Belvedere Lorian Boulevard é um empreendimento de alto padrão da Construtora Gafisa, já em fase de acabamento, que está localizado em área nobre de Osasco no Bairro Adalgisa, defronte ao São Francisco Golf Club.

São duas torres com apartamentos de 84 a 225 m² e oferece ainda atrativos como playground, quadra esportiva, churrasqueira, academia, sauna, piscina adulto, entre outros.

A instalação das pias de mármore nos banheiros, cozinhas e áreas de serviço é feita inicialmente com a fixação de mãos francesas nas paredes através de parafusos e buchas.

Na sequência, as pias são coladas sobre as mãos francesas e também nas paredes com o uso do adesivo WA 230 da Walsywa.

O WA 230 é um adesivo de alta resistência apresentado na forma de pasta em embalagem de 300 ml que permite sua aplicação com pistola comum de silicone e facilita o trabalho.

É produzido à base de borracha sintética e formulado para aderir a uma grande variedade de matérias empregados na construção civil como madeira, concreto, metais, pedras, entre outros.

O uso do WA 230 neste trabalho, é garantia de uma aplicação fácil, rápida e de resistência na fixação.

Instalação de brises na fachada do novo Instituto de Ensino e Pesquisas Albert Einstein

Histórico

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é uma entidade civil sem fins lucrativos que há mais de 60 anos atua nas áreas de assistência à saúde, educação e ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social.

São ao todo mais de 13 mil colaboradores, 9 400 médicos e está sediada em São Paulo, possuindo estrutura e qualificação para atuar na prestação de serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).

Como parte desta estrutura, o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einsten oferece cursos de graduação nas áreas de medicina e enfermagem, além de cursos de pós-graduação, MBA, cursos técnicos e de curta duração.

Uma nova unidade do instituto está sendo construída no Morumbi em São Paulo, bem em frente ao Hospital Albert Einsten com um projeto arquitetônico diferenciado que prevê a instalação de brises em toda a sua fachada.

O fechamento de fachadas com brises é um elemento arquitetônico que pode ser visto em diversas edificações atualmente, cuja principal função é fazer um controle da radiação solar na edificação, ou seja, barrar a luz do sol que incide diretamente sobre os ambientes internos.

Os brises funcionam com lâminas, que podem ser fixas ou móveis, aplicadas na horizontal ou vertical. A eficiência dessas instalações pode ser amplificada através de cálculos minuciosos que contam com cartas solares da região onde serão instaladas.

A instalação dos brises está sendo realizada pela empresa GMM Engenharia que está utilizando o chumbador WQI 44 Plus para realizar a fixação das estruturas metálicas na estrutura do prédio.

O WQI 44 Plus é uma resina à base vinilester de cura rápida e que por isso mesmo, agiliza o trabalho de aplicação o que é um fator interessante em um trabalho onde são colocados aproximadamente 8000 m² de brises.

Além da cura rápida, o WQI 44 Plus é uma resina de alta resistência com certificado ETA, certificação de resistência ao fogo F 120 e F 180 e é habilitado para fixação de barras roscada e vergalhões, em furos secos, úmidos ou com presença de água.

Importante registrar que antes do início dos trabalhos, para efeito de aprovação, foram feitas aplicações do chumbador químico na obra para posterior execução de testes de tração, realizados pelo Centro Tecnológico de Controle de Qualidade Falcão Bauer.

Instalação de portas automáticas na Estação Barra Funda do Metrô

Histórico

A Estação Barra Funda do Metrô faz parte da Linha 3 Vermelha que une as regiões da Barra Funda à Itaquera no sentido leste oeste.
A estação foi inaugurada em 1988 e atualmente tem uma movimentação de aproximadamente 60 000 passageiros por dia.

Aplicação

Com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários, a Companhia do Metrô de São Paulo vem ampliando a instalação de portas automáticas nas estações, no local de embarque e desembarque.

As portas de segurança são abertas somente quando os trens estacionam na plataforma, o que evita a queda de passageiros ou objetos nos trilhos, oferecendo assim, mais segurança aos usuários.

Esse mecanismo já opera na estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3 – Vermelha e nas linhas 4 – Amarela e 5 – Lilás, operadas pelo setor privado e agora chegou a vez da Estação Barra Funda contar com este benefício.

Na instalação do sistema de portas automáticas, é necessário realizar um reforço estrutural em pontos específicos do chão da plataforma, que nessa região fica em “balanço”, ou seja, não está apoiado sobre a terra.

Este reforço estrutural, consiste na fixação de vergalhões na estrutura existente, aumentando a densidade da armadura em pontos específicos, para que esta, possa suportar adequadamente o peso das portas, bem como esforços oriundos da sua movimentação.

Para a realização deste reforço está sendo utilizado o chumbador WQE 500 da Walsywa que é uma resina à base de epóxi puro de cura lenta e alta resistência, ideal para a colagem de vergalhões no concreto.

Por ser uma resina bi-componente fornecida em embalagem plástica com bico misturador, o WQE 500 apresenta vantagens sobre outros sistemas colagem de vergalhões, pois garante o completo preenchimento do furo com a resina.

Além dessa vantagem, o WQE 500 também pode ser aplicado em furos feitos com brocas comuns ou em furos feitos com coroa diamantada

Morumbi

Histórico

Como parte da modernização do estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), foram instalados dois novos telões de informações ao torcedor. Eles estão posicionados na faixa central do anel superior das arquibancadas, sendo um de cada lado. Os painéis foram instalados com o objetivo de estarem prontos já para a abertura da Copa América realizada no dia 14 de junho de 2019.  Cada painel tem uma área de 154,82 m², com medidas de 20,16 metros de largura por 7,68 metros de altura, resolução de imagem de 2016 x 768 pixels e pesando 24 toneladas.

O conjunto dos painéis foi montado sobre uma estrutura metálica fixada sobre os últimos degraus da arquibancada que é moldada em concreto.

Conforme se pode ver na foto, boa parte do conjunto se estende sobre os limites do anel superior do estádio o que faz com que o mesmo fique exposto à ação do vento, exigindo assim, um sistema de fixação com extrema resistência e confiabilidade.

Devido então a esta condição, da empresa Ecometálica responsável pela instalação da estrutura metálica, optou

por realizar a fixação com o Chumbador Químico WQI 44 Plus e os prisioneiros roscado de Ø 3/4″ UNC X 235 mm em aço 1035 fornecidos pela Walsywa.

Esta escolha se deu por fatores como conhecimento e confiança de longa data da marca Walsywa e principalmente pelo fato de o produto possuir Certificação Europeia ETA, laudos F120 e F180 de resistência ao fogo e selo de baixa emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis).

Antes da aquisição e instalação dos chumbadores, o setor de Engenharia da Walsywa forneceu todo apoio técnico a fim de colaborar e garantir o processo de especificação do sistema de fixação com a realização de cálculos das fixações e com a realização de testes práticos de tração no local da aplicação.

Empreendimento composto por shopping e hotel

Com 145 mil m² de construção, o empreendimento é composto por um shopping e um hotel 6 estrelas com 122 suítes, além do restauro de uma capela existente no local. O prédio impressiona pelo tamanho e se destaca por incluir a preservação de um patrimônio histórico, além da superação de diversos desafios na área da engenharia.

Um dos destaques deste ícone da construção civil é o revestimento externo, que conta com brises de madeira e vegetação natural. O sistema de brises será suportado pela estrutura do edifício, com o auxílio de barras roscadas fixadas no concreto com o Chumbador Químico WQI 44 da Walsywa.

A resina à base de viniléster de cura rápida e alta resistência foi escolhida porque chumbadores químicos não criam tensões no concreto, devido à forma de ação desses produtos. Essa característica é muito valiosa para a fixação dos brises que compõem a fachada do prédio, uma vez que eles ficarão bem próximos das bordas do concreto.

Com o objetivo de atestar a eficiência e a segurança do produto, foram executados testes de tração nos prisioneiros aplicados e todos foram aprovados.

Linha 5 do Metrô de São Paulo/SP

Na construção da passarela de emergência da Linha 5 do Metrô, houve a necessidade de fixação de suportes de concreto pré-moldados para a sustentação de placas de concreto que, por sua vez, formam a passarela.

Os referidos suportes foram fixados na superfície interna do túnel que é revestido com anéis de concreto e, para esta aplicação, especificamos a fixação da barra roscada com Chumbador Químico WQE 500 Plus, uma resina de epóxi puro (de cura lenta), devido às condições da aplicação listadas abaixo:

  • Necessidade da realização de pequenos ajustes no momento da colocação do suporte
  • Furação realizada com coroa diamantada
  • Presença de água no furto
  • Alta resistência à tração e ao cisalhamento

Para a homologação (aprovação) do produto, foram solicitados, pelo consórcio e pelo Metrô, testes de aplicação e tração com cinco amostras no local da aplicação, com posterior fornecimento de relatório.

Além dos testes práticos, foi solicitado também um memorial de cálculos que comprovasse o funcionamento do sistema de fixação indicado, considerando fatores como resistência do concreto, diâmetro e embutimento da barra.

Após a obtenção dos resultados esperados nos testes e com a comprovação dos mesmos por meio do memorial de cálculo, o produto foi homologado pelo Metrô e fornecido pela Walsywa.

Fixação de vergalhões em empreendimento residencial

Em um empreendimento que é composto por 223 unidades residenciais, incluindo casas térreas e sobrados, o sistema construtivo adotado foi a moldagem de concreto in loco, que consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas centralizadas, executadas sobre um radier (base de concreto).

As telas são estruturas feitas em arame de aço Ø 3/16” que preenchem toda a área que será concretada. Além disso, são fixadas ao radier através de amarração com arame recozido em vergalhões Ø 10 mm x 400 mm. Os vergalhões são posicionados no centro da largura onde a parede de concreto será moldada posteriormente, com a distância de 300 mm ao longo de todo o perímetro da casa.

A Walsywa está presente nesta obra com o Chumbador Químico de Injeção WQE 500, uma resina à base de epóxi puro (de cura lenta), usado para a fixação dos vergalhões nos radiers. Os fatores que levaram à escolha do produto por parte da construtora são:

  1. Facilidade de aplicação, considerando a grande quantidade de furos
  2. Sistema mais apropriado do que compound
  3. Boa relação custo/benefício
  4. Alta resistência à tração

Fixação para reforço estrutural em subsolo de edificação

Na obra de um prédio de apartamentos, foi detectada a necessidade de executar trabalhos de reforço estrutural no subsolo da edificação. Os reforços estruturais são realizados em perfis e chapas metálicas quando se precisa de rapidez, eficiência e confiabilidade. Este modelo de reforço pode ser aplicado a qualquer elemento estrutural atuando no reforço à compressão, à flexão e ao cisalhamento, além de aumentar a rigidez dos elementos recuperados. O modelo, muito usado atualmente, tem como características a leveza, o baixo peso e o acréscimo reduzido de seções transversais.

Neste caso, o trabalho de reforço estrutural foi realizado com o auxílio de chapas de aço ASTM A36, fixadas por Chumbadores Walsywa WB 5/8. A escolha por este modelo de chumbador de expansão se deu pela sua característica de resistência à tração e ao cisalhamento e, principalmente, pela rapidez na aplicação das centenas de pontos, visto que o Chumbador WB pode ser instalado através da peça a ser fixada.