Morumbi

Histórico

 

Como parte da modernização do estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), foram instalados dois novos telões de informações ao torcedor. Eles estão posicionados na faixa central do anel superior das arquibancadas, sendo um de cada lado. Os painéis foram instalados com o objetivo de estarem prontos já para a abertura da Copa América realizada no dia 14 de junho de 2019.  Cada painel tem uma área de 154,82 m², com medidas de 20,16 metros de largura por 7,68 metros de altura, resolução de imagem de 2016 x 768 pixels e pesando 24 toneladas.

O conjunto dos painéis foi montado sobre uma estrutura metálica fixada sobre os últimos degraus da arquibancada que é moldada em concreto.

Conforme se pode ver na foto, boa parte do conjunto se estende sobre os limites do anel superior do estádio o que faz com que o mesmo fique exposto à ação do vento, exigindo assim, um sistema de fixação com extrema

resistência e confiabilidade.

Devido então a esta condição, da empresa Ecometálica responsável pela instalação da estrutura metálica, optou

por realizar a fixação com o Chumbador Químico WQI 44 Plus e os prisioneiros roscado de Ø 3/4″ UNC X 235 mm em aço 1035 fornecidos pela Walsywa.

Esta escolha se deu por fatores como conhecimento e confiança de longa data da marca Walsywa e principalmente pelo fato de o produto possuir Certificação Europeia ETA, laudos F120 e F180 de resistência ao fogo e selo de baixa emissão de VOC (compostos orgânicos voláteis).

Antes da aquisição e instalação dos chumbadores, o setor de Engenharia da Walsywa forneceu todo apoio técnico a fim de colaborar e garantir o processo de especificação do sistema de fixação com a realização de cálculos das fixações e com a realização de testes práticos de tração no local da aplicação.

Empreendimento composto por shopping e hotel

Com 145 mil m² de construção, o empreendimento é composto por um shopping e um hotel 6 estrelas com 122 suítes, além do restauro de uma capela existente no local. O prédio impressiona pelo tamanho e se destaca por incluir a preservação de um patrimônio histórico, além da superação de diversos desafios na área da engenharia.

Um dos destaques deste ícone da construção civil é o revestimento externo, que conta com brises de madeira e vegetação natural. O sistema de brises será suportado pela estrutura do edifício, com o auxílio de barras roscadas fixadas no concreto com o Chumbador Químico WQI 44 da Walsywa.

A resina à base de viniléster de cura rápida e alta resistência foi escolhida porque chumbadores químicos não criam tensões no concreto, devido à forma de ação desses produtos. Essa característica é muito valiosa para a fixação dos brises que compõem a fachada do prédio, uma vez que eles ficarão bem próximos das bordas do concreto.

Com o objetivo de atestar a eficiência e a segurança do produto, foram executados testes de tração nos prisioneiros aplicados e todos foram aprovados.

Linha 5 do Metrô de São Paulo/SP

Na construção da passarela de emergência da Linha 5 do Metrô, houve a necessidade de fixação de suportes de concreto pré-moldados para a sustentação de placas de concreto que, por sua vez, formam a passarela.

Os referidos suportes foram fixados na superfície interna do túnel que é revestido com anéis de concreto e, para esta aplicação, especificamos a fixação da barra roscada com Chumbador Químico WQE 500 Plus, uma resina de epóxi puro (de cura lenta), devido às condições da aplicação listadas abaixo:

  • Necessidade da realização de pequenos ajustes no momento da colocação do suporte
  • Furação realizada com coroa diamantada
  • Presença de água no furto
  • Alta resistência à tração e ao cisalhamento

Para a homologação (aprovação) do produto, foram solicitados, pelo consórcio e pelo Metrô, testes de aplicação e tração com cinco amostras no local da aplicação, com posterior fornecimento de relatório.

Além dos testes práticos, foi solicitado também um memorial de cálculos que comprovasse o funcionamento do sistema de fixação indicado, considerando fatores como resistência do concreto, diâmetro e embutimento da barra.

Após a obtenção dos resultados esperados nos testes e com a comprovação dos mesmos por meio do memorial de cálculo, o produto foi homologado pelo Metrô e fornecido pela Walsywa.

Fixação de vergalhões em empreendimento residencial

Em um empreendimento que é composto por 223 unidades residenciais, incluindo casas térreas e sobrados, o sistema construtivo adotado foi a moldagem de concreto in loco, que consiste na moldagem de paredes e lajes maciças de concreto armado com telas metálicas centralizadas, executadas sobre um radier (base de concreto).

As telas são estruturas feitas em arame de aço Ø 3/16” que preenchem toda a área que será concretada. Além disso, são fixadas ao radier através de amarração com arame recozido em vergalhões Ø 10 mm x 400 mm. Os vergalhões são posicionados no centro da largura onde a parede de concreto será moldada posteriormente, com a distância de 300 mm ao longo de todo o perímetro da casa.

A Walsywa está presente nesta obra com o Chumbador Químico de Injeção WQE 500, uma resina à base de epóxi puro (de cura lenta), usado para a fixação dos vergalhões nos radiers. Os fatores que levaram à escolha do produto por parte da construtora são:

  1. Facilidade de aplicação, considerando a grande quantidade de furos
  2. Sistema mais apropriado do que compound
  3. Boa relação custo/benefício
  4. Alta resistência à tração

Fixação para reforço estrutural em subsolo de edificação

Na obra de um prédio de apartamentos, foi detectada a necessidade de executar trabalhos de reforço estrutural no subsolo da edificação. Os reforços estruturais são realizados em perfis e chapas metálicas quando se precisa de rapidez, eficiência e confiabilidade. Este modelo de reforço pode ser aplicado a qualquer elemento estrutural atuando no reforço à compressão, à flexão e ao cisalhamento, além de aumentar a rigidez dos elementos recuperados. O modelo, muito usado atualmente, tem como características a leveza, o baixo peso e o acréscimo reduzido de seções transversais.

Neste caso, o trabalho de reforço estrutural foi realizado com o auxílio de chapas de aço ASTM A36, fixadas por Chumbadores Walsywa WB 5/8. A escolha por este modelo de chumbador de expansão se deu pela sua característica de resistência à tração e ao cisalhamento e, principalmente, pela rapidez na aplicação das centenas de pontos, visto que o Chumbador WB pode ser instalado através da peça a ser fixada.